segunda-feira, 27 de abril de 2009

Caráter? Onde?

Perguntinha difícil a que eu fiz no post passado não é?! Qual a verdadeira definição pra caráter? Ontem pouco depois de me perguntar isso, uma amiga ( Verdadeira! ) me disse que descobriu que ninguém é totalmente bom nem mal, eu já sabia disso, mas parando pra pensar... cada um tem um caráter, certo? Um conjunto de conceitos e pré-conceitos formados a partir de inúmeras situações, blá blá blá... o que eu me pergunto é: Esse tal caráter é valido sempre, em todas as atitudes? O meu dedo julgador é um sacana! Vive apontando pra todos os lados, e 90% das vezes ele acerta, como não foi do meu espanto ontem. Mas hoje eu to pensando um pouquinho diferente, será que as pessoas são apenas seres humanos incapazes de construir um caráter fixo? Certas coisas acontecem mesmo, a gente só se dá conta depois de tudo, e com isso significa que ela seja mau-caráter? Assisti uma situação de camarote! Cometer o mesmo erro duas vezes é humano ou a falta desse tal caráter? Respondi de cara: " Falta de caráter, meu dedo podre nunca erra " ( O desgraçado não erra mesmo! ).
Fiquei bem confusa pensando nisso. Caí em contradição, assumo, mas eu tenho sim essa mania de analisar as pessoas, atitudes, e hoje eu talvez tenha aprendido que não exista " O caráter" , mas sim situações, consequências, fatos e eticétera e tal... Quem sou eu pra julgar o porquê de fulano continuar fazendo as mesmas burradas de sempre? Ou aquele outro que mentiu por tanto tempo e de repende acordou e viu que quem estava perdendo era ap
enas ele?!
Não fui clara ?! Mas nesse mês, eu escutei tantas histórias, me decepcionei com quem eu defendi um dia, me arrependi de ter julgado tanto outros, que eu comecei a desconfiar mesmo que não exista caráter verdadeiro nos seres humanos. Ou talvez esse caráter seja apenas nossos pensamentos sem máscaras... já não sei mais.


Ps: Não deixei de sentir uma fisgada de alívio ao saber que eu não estava enganada à respeito das suas atitudes. Me sinto leve pra continuar mantendo a distância. ( Ah dedinho... comporte-se! )

Nenhum comentário: