terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Movimento cultural?

Como sendo uma excelente desocupada, eu estava por aí lendo alguns blogs até o sono chegar, até que eu me deparo com isso:

" Funk, um movimento cultural? "

Leia-se:

" Marcelo Freixo, eleito como deputado estadual pelo Rio de Janeiro, criou um projeto de lei que está gerando polêmica internacional. O motivo disso tudo pode ser resumido a uma única palavra que, internacionalmente, tem outro sentido – e ritmo – mas aqui, é conhecido como funk carioca, e no que depender do deputado, passará a ser reconhecido como movimento cultural. "

Então tá... eu sou completamente leiga quando o assunto é " funk " ( Graças a Deus por isso! ) mas eu acredito que esse senhor deputado desconheça tanto o significado da palavra " CULTURA " como o que o funk realmente é. Penso então que ele não senta na sua grande poltrona em uma sala com ar-condicionado e coloca um tipo de música assim para então chegar a uma conclusão, certo? Esse senhor deve ter sim escutado o lixo som de longe de alguma coisa que chamam de funk por aí... talvez, não sei. Só queria saber se é considerado " movimento cultural " a apelação sexual contida nas músicas, os palavrões e a baixaria que mulheres e homens se submetem pra ganhar um dinheirinho fácil?! Se isso é cultura meu bem, eu prefiro ser ignorante ( como o próprio dono do blog já diz ). Porque se você voltar uns anos... você até encontra um movimento artístico com batidas e melodias denominada como sendo FUNK, era até bonitinho, assumo, mas com o passar do tempo, traficantes entraram na moda, aí era um cantando pra facção do outro, aí vinha a resposta... era um tal de morro do " fulaninho "pra cá, morro do " sicrano " pra lá, algumas têm até efeito sonoro de fundo ( para bom entendedor ) e a galera viiiiibra! Acham lindo escutar tal forma de violência assim tão descarada! Mas agora a moda é ser piranha, ou sei lá o que! É nojento! O corpo não tem mais valor, a mulher é produto comercial e o homem? Phuuu... melhor nem comentar. Eu sou sim preconceituosa ( perdão amiguinhos funkeiros! ) quando se trata de funk! Eu até aceito o pagode, são musiquinhas pegajosas mas as letras são românticas, ainda trazem coisas boas pra quem escuta... agora o funk:

" Tenta 3 cú, brotou no Turano tomá de papum
Mais na vida do crime o menor boladão fumando maconha de 3G na mão "

Não fui muito longe pra conseguir esse trecho ( benza Deus eu não sei nenhum!! ), fui em um site de busca de letras, digitei o nome de um desses traficantes/funkeiros/compositores e achei... assim sem esforço nenhum.

E te dizer mais, playboy acha lindo colocar isso no último volume do som, tira onda... ow! Se tira!
Tenho nojo! e nunca considerarei o funk como " movimento cultural "... Até a macumba pode ser movimento cultural, tem suas raízes, suas crenças e seus valores... Esse senhor deputado provavelmente não entrou em um baile funk, ou escutou essas musiquinhas chifrins que surgem nem imagino de onde...

Aplausos para Mulher filé e sua bunda máquina de cartão de crédito, senhor Mr. Catra e suas 10 esposas, Mulher Melancia e seu rabo tamanho extra G, Gaiola das popozudas e toda a auto-estima e autoridade moral que vocês têm, todos os traficantes poetas que fazem músicas (músicas?) belíssimas... Aplausos para esse senhor deputado que não tem mais o que fazer!

Essa é a imagem do nosso país, das nossas mulheres, dos nossos valores...
Acho lindo.

( Eu ia colocar uma imagem aqui... desisti! Joga no Google e descobre porque )

Nenhum comentário: